terça-feira, 6 de dezembro de 2011

.. Troca de escova de dentes ...

Bom Dia!!!
Então pessoal, achei uma coisa bem legal para ajudar vocês a lembrar de trocar a escova de dentes...
O site da colgate dá uma ajudinha!
É só entrar no link abaixo!

http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Products/Toothbrushes/Lembrete-Escovas/Cadastro-Lembrete-de-Escova.cvsp?cid=cpmopro_BannerLE_News

abraço pessoal

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

...O que Precisamos Saber sobre a Dentição Infantil ...

Oi pessoallllllllllll.... qto tempo hein,... ou a falta dele,... retomando então os trabalhos no blog...
hoje achei uma coisa bem legal sobre odontopediatria que acho que vão gostar!!..
no site da Oral- B tem umas dicas bem legais,.. colei de lá!!
Abraço pessoal!

O que Precisamos Saber sobre a Dentição Infantil


Os dentes começam a se formar antes do nascimento. Por volta dos quatro meses de idade, começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Todos os 20 dentes de leite normalmente nascem até os três anos, muito embora o ritmo e a ordem de erupção variem muito.

Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos seis anos e o processo continua até mais ou menos os 21 anos. Para garantir uma boa saúde bucal e uma vida inteira de bons hábitos de higiene oral, siga atentamente as seguintes orientações preventivas:
Restrinja a ingestão de açúcar para evitar a cárie.
Use a quantidade suficiente de flúor, seja pela água fluoretada ou como tratamento aplicado pelo dentista para fortalecer o esmalte dos dentes e aumentar a resistência contra as cáries. Outra opção é a ingestão de suplementos de flúor em regiões onde a água potável não é devidamente fluoretada. Indague a respeito ao dentista.
Use selante dental. Esse material reveste o dente, que assim adquire uma camada a mais de proteção contra cáries. Trata-se de um filme plástico que é aplicado sobre os dentes pelo dentista.
Ensine a criança a escovar e a usar o fio dental regular e corretamente. Invente maneiras de tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos para a criança, para incutir nela bons hábitos de higiene bucal.

Principais Obstáculos para a Boa Saúde Bucal da Criança

Levantamos abaixo alguns dos desafios mais comuns que enfrentamos no que se refere à saúde da boca da criança.

Bebês

Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também colocar a criança na cama com uma mamadeira de água em vez de leite ou suco.
Chupar o dedo: O termo geral para os vários hábitos infantis de sucção oral é “sucção não nutritiva”, que significa tanto chupar dedo quanto chupeta. A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança e que pelo menos nos primeiros anos de vida (até mais ou menos os quatro anos) devem ser ignorados. Ao mesmo tempo, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista sobre os hábitos de sucção de seu filho.
Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.

Crianças pequenas

Medo de dentista: Durante o exame, a criança pode ficar sentada no colo dos pais mais se sentir mais segura.
Dificuldade em criar uma rotina de higiene bucal: Procure envolver a família toda e dê o exemplo. Escove seus dentes ao mesmo tempo todo dia para criar bons hábitos na criança.
Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.

Idade escolar

Doces: Procure mandar lanches saudáveis, como legumes, iogurte ou queijo.
Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.
Ferimentos na boca causados durante a prática de esportes: Incentive a criança a usar protetor bucal para evitar acidentes com os dentes.

Adolescentes

Aparelho ortodôntico: Insista para escovarem bem os dentes ao redor dos bráquetes e para usarem fio dental para remover restos de comida.
Ferimentos na boca causados durante a prática de esportes: Incentive seu filho a usar protetor bucal para evitar acidentes com os dentes.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

... ... ...

Oi pessoal,.. achei interessante para repassar para vocês!!!


Quem faz tratamento ortodôntico precisa ir ao ortodontista praticamente todo mês. Ele verifica a situação do aparelho e confere se a pressão exercida sobre os dentes está adequada para a obtenção do efeito desejado.

A regularidade das consultas também é muito importante para detectar possíveis problemas. Se a pessoa está com dificuldade de manter os dentes limpos, o dentista/ortodontista deve mostrar a técnica correta de escovação e uso do fio dental para quem usa aparelho. Muitos dentistas/ortodontistas recomendam que toda pessoa que usa aparelho deve limpar os dentesdepois de cada refeição ou sempre que come, sendo que alguns recomendam ainda bochechar com flúor para evitar a formação de placa nos lugares mais difíceis de ser alcançados pela escova de dentes.
Toda pessoa que usa aparelho deve adotar um sistema de limpeza em duas etapas: escovar de cima para baixo e depois de baixo para cima – para deslocar melhor eventuais partículas de comida presas nos bráquetes. Há também escovas projetadas especialmente para limpar entre os bráquetes. Ao passar o fio dental, use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco. E caso o ortodontista não mencione, é bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso.


Cópia retirada do site: 
http://www.oralb.com/brazil/topics/AEscovacaoCorretaAumentaaEficaciadoAparelho.aspx


abraço a todos!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

... Aleitamento Materno ...

O aleitamento materno é muito importante para manter o vínculo mãe-bebê durante a fase de crescimento e desenvolvimento inicial da criança.

Mas, não podemos esquecer que o aleitamento materno também é importante para haja desenvolvimento do sistema estomatognático que é a junção entre dentes, língua, bochecha, sistema nervoso, vascular, musculatura e ossos.

Durante a amamentação há a estimulação do sistema respiratório, ocorre um desenvolvimento adequado dos padrões musculares, crescimento mandibular e um correto posicionamento da língua.


Quando não podemos evitar a amamentação artificial, ou seja, através de mamadeira, devemos dar atenção ao formato do bico que será utilizado, deve ser estimulado o uso de bicos com o formato que imitam o bico do seio (formato anatômico). Não devemos aumentar o furo do bico da mamadeira, porque a criança deve fazer força para fazer a sucção do alimento, para que haja todos esses estímulos de crescimento.

O aleitamento materno é muito importante até os 6 meses de idade. Após este período já se pode introduzir outros tipos de alimentos na dieta da criança, estimulando aos poucos com alimentos pastosos, depois de alguns meses com alimentos mais sólidos até o completo crescimento e desenvolvimento da criança.

É muito importante salientar que o uso de açúcar nessa fase inicial deve ser controlado, pois quanto maior a frequência de ingestão de açúcar maior a chance de desenvolvimento de cáries. Outro fato importante é a higienização da cavidade bucal do bebê, que deve ser feito inícialmente com auxílio de fralda ou gaze umedecida e passada sobre o rebordo bucal, este mesmo sem a presença de dentes. Pois assim a criança vai se acostumar ao ato de higienização. Após a erupção do primeiro dente de leite, já podemos fazer a higiene com as escovas de dentes indicadas para essa.

Então, ficamos por aqui,...
as escovas indicadas para cada idade fica para o próximo post pessoal
abraço!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

... Cuidados com a escova de dentes ...

Oi...
Hoje vamos falar sobre os cuidados básicos que devemos ter com as escovas de dentes.
Nos meus passeios pelos sites na internet, achei o da colgate falando sobre a higiene nas escovas,...
vou copiar aqui para vocês pois achei bem interessante!

Como posso cuidar da minha escova dental?

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar sua escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.
Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.

Com que freqüência devo trocar minha escova dental?

A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.
Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Como posso proteger minha escova durante viagens?

Uma caixa plástica para escova evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas no seu kit de viagem. Após a escovação, no entanto, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes.


É isso ai pessoal, ficam dicas ótimas para todos!
abraço e até a próxima! ;)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

:D

Feriado pessoa!!! ficamos sem post hoje... mas amanhã voltaremos!! ;)

terça-feira, 21 de junho de 2011

... Prótese Fixa ..

Bom dia pessoal...
Hoje vamos falar sobre prótese fixa...


As coroas, ou prótese fixa são uma estruturas que cobrem a totalidade do fragmento de um dente. São usadas na grande maioria dos casos para substituir dentes que ainda têm uma grande parte saudável e onde se pode “colar” um dente artificial (como no caso dos dentes fraturados). São fixas à parte saudável do dente a tratar, através de polímeros especiais que potenciam a longevidade deste tratamento e permitem dar ao dente um aspecto natural.


As próteses fixas podem ser só metálicas; metálicas revestidas por um material estético plástico ou cerâmico, da cor dos dentes; de cerâmica; e, finalmente, de resinas ou plasticos especiais.




Para aumentar a longevidade da sua prótese dentária e preservar a sua saúde oral, é fundamental que cuide da sua prótese com especial cuidado. Escovar os dentes diariamente, usar fio dentário e ir ao dentista regularmente, diminuem a probabilidade de ter problemas dentários e aumentam o tempo de vida da sua prótese.


Um abraço pessoal!
até mais





segunda-feira, 20 de junho de 2011

... Laser terapia em Odontologia ...

Oi pessoal,..
hoje achei um assunto interessante na internet... o uso de Laser em Odontologia... espero que gostem!!



O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas.
O laser de baixa potência ou laser terapêutico tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.
Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.
Como toda técnica , porém, é fundamental que se conheça bem os seus princípios básicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ação do laser são bastante complexos.
No caso do Herpes Labial, por exemplo, é comum o paciente chegar ao consultório para aplicação do laser, e ele já estar usando uma pomada ou tomando um comprimido para o Herpes. Infelizmente, esses comprimidos ou pomadas, têm o mecanismo de ação somente no DNA do vírus, diminuindo somente o tempo de exposição da lesão não atuando diretamente no fortalecimento da imunidade da região, apesar de não ter problema do seu uso concomitante com o laser.
O laser vai biomodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes ao vírus), fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.
APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.
Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, etc
Anestesia - Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.
A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental. 
Dores na articulação da mandíbula
Paralisia facial
Herpes simples (Herpes Labial)
Herpes zoster
Hipersensibilidade dentinária
Afta
Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
Bioestimulação óssea
Cárie
Endodontia (Tratamento de canal)
Exodontia (Extração dentária)
Língua geográfica (termo usado para descrever a aparência de mapa geográfico da língua, causada por manchas irregulares em sua superfície, de causa desconhecida)
Lesão traumática
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
Parestesia (Sensações cutâneas subjetivas, por exemplo., frio, aquecimento, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação)


Lembrando que o laser que me refiro a cima, é o de cor vermelha gerado por um aparelho que só alguns colegas dentistas disponibilizam no consultório.

Espero que tenham gostado
abraço!!!

domingo, 19 de junho de 2011

... Aftas ...

Oi!!!
Hoje vamos falar sobre as aftas...




A Afta caracteriza-se por áreas de erosão em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada a dor, por expor o tecido conjuntivo ( em contato direto com o meio bucal.


Dependendo do indivíduo, o tratamento visa a aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Pode incluir anti-inflamatórios e pomadas anestésicas.

O laser ameniza a dor de forma imediata. Este é aplicado em consultórios odontológicos e, apesar de ser uma técnica nova, vem-se mostrando funcional, pois, além de praticamente sanar a dor, não tem contraindicações.

Eventualmente, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas. Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, estresse, doenças autoimunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema.Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas, já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição, recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor:

- Uma adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor.

- Evitar as lesões das mucosas da boca: mastigando lentamente os alimentos, para não morder o interior dos lábios e bochechas.

- Usar enxagües orais e analgésicos, como a xilocaína viscosa.

- Em alguns casos, o especialista receita alguma pomada ou medicamento tópico (por exemplo, corticocosteróides) para aplicar diretamente nas aftas.



Um abraço a todos!!!
até a próxima!!! ;)


quarta-feira, 15 de junho de 2011

... Ronco e Apnéia do Sono ...

Oi pessoal,.. hoje vamos falar sobre ronco e apnéia do sono...


O ronco e a apnéia obstrutiva, são considerados distúrbios do sono e acometem grande parte da população mundial, mais comum entre os homens até os 30 anos e em igual proporção às mulheres após essa idade são, causadas pelo colapso dos tecidos da região da faringe, trazendo conseqüências desagradáveis como problemas familiares, sociais, e de saúde, tais como: enfarto, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arritmia cardíaca cefálica material, noctúria (levantar à noite para urinar), impotência, refluxo gastroesofálico noturno, e sonolência diurna excessiva, dificultando a concentração, aumentando o risco de acidentes automobilísticos e no trabalho.


Outros sintomas comuns são: irritabilidade, depressão, redução da capacidade cognitiva e de aprendizagem.


O diagnóstico é feito através do exame clínico e avaliações medica e dontológica, já a apnéia obstrutiva do sono, só pode ser diagnosticada através da polissongrafia (exame realizado em laboratório especializado).        


O tratamento é feito com aparelho intrabucal, com grande eficiência na maioria dos casos, acompanhado por um dentista qualificado com conhecimentos de medicina do sono, disfunções temporomandibular, oclusão dentária e estruturas associadas. O aparelho posiciona a mandíbula para frente aumentando a passagem para o ar, e ainda impede a abertura da boca com o conseqüente relaxamento dos músculos da mastigação, evitando a parada respiratória (Apnéia).

Já os casos mais graves, devem ser acompanhados por um médico do sono e o tratamento pode ser com um aparelho de pressão aérea positiva (CPAP) ou até cirúrgico, acompanhado de medidas preventivas como: emagrecimento, evitar o consumo do fumo, álcool, alimentos que contenham cafeína, etc.


Um abraço pessoal!!
Até a próxima!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

... Retração Gengival ...

Oi pessoal...

A retração gengival é o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários. Pode ser muito comum o paciente que apresenta as retrações ter sensibilidade dentária.

Retração de gengiva antes
A causa não é fácil de determinar. Existem várias hipóteses: 
* traumatismo por escovação incorreta (muita força com escova de cerdas duras); 
* inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; 
* trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações altas); 
* restaurações desadaptadas na região gengival; 
*posição alta dos freios labial e lingual; 
*movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta;
* dentes apinhados (encavalados); 
*pouca espessura do osso que recobre a raiz.




Devido à exposição da raiz, a camada que a reveste (cemento) desaparece, expondo a dentina, que é sensível. Bochechos com soluções fluoretadas podem amenizar o problema.

Uma certa retração gengival generalizada é percebida com o passar dos anos e considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras. A retração pode avançar em alguns períodos e, em outros, permanecer estacionária.

Retração de gengiva depois
Normalmente, o que se faz é evitar a evolução desse processo por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores, vedamento da superfície com restaurações e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.
(As fotos foram copiadas do site http://www.fabiolamengue.odo.br/tratamentos-odontologicos/tratamento-de-retracao-gengival)






É isso ai pessoal!
Um abraço e ótimo final de semana!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

... Doenças Gengivais ...

Bom dia,
Hoje vamos falar um pouco mais sobre higiene dental e oque causa a falta da mesma.


A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes, podendo gerar a Periodontite se o paciente for propenso a isso.


Na Gengivite você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.




Na Periodontite o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores. Com o avanço da doença fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.






Como tratar???



  • Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.
  • Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.

É isso ai pessoal!!
um Abraço e até a próxima!




quarta-feira, 8 de junho de 2011

... Tratamento de Canal!!! ...

Oi pessoal, vamos falar hoje sobre tratamento de canal (endodontia).




O tratamento de canal é a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

O sintoma mais característico para se indicar o tratamento endodôntico é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo, de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor (quente). Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça, têm-se a sensação de que o dente "pesa".

Nem sempre que um dente dói, deve receber o tratamento endodôntico. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso (gelado), calor intenso (quente), doce ou ainda salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto, ou seja, retração da gengiva e em dentes submetidos à carga intensa, durante a mastigação. Nesses casos, removendo-se a causa, cessa a sensibilidade.



O dente em si, não morre, depois do tratamento, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal que são fibras que fixam o dente ao osso e o cemento que é a camada que recobre as raízes. O inconveniente é que, como é a polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido, devido à ausência da sensação dolorosa. Outro possível problema é que o dente torna-se mais frágil, e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração do dente definitiva. Devido à isso, deve-se fazer um controle, ou seja, visitas ao Dentista.

O fato do escurecimento acentuado do dente, só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar (morte da polpa) antes do tratamento ou então por erro técnico. O que acontece sempre que se trata o canal é a perda de brilho do dente, o que dá um aspécto mais amarelado.


Deve-se tomar cuidado, no caso do tratamento do canal não ser realizado, pois poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raíz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia que são bactérias na corrente sangüínea. A solução a partir daí, poderá ser a extração do dente.


Enfim, o ideal para se manter uma saúde bucal é não se esquecer do Dentista, fazendo sempre visitas à ele.  



Um abraço pessoal e até a próxima!

terça-feira, 7 de junho de 2011

... Curiosidades # 2 ...

Oi pessoal..
Hoje vamos falar sobre mais algumas curiosidades do mundo odontológico...

Está na moda a tatuagem dentária.
Para quem ainda não conhece, existem laboratórios de prótese que fazem uma pequena pintura sobre as coroas de porcelana.



O que você acha de fazer uma nova tatuagem???




Você pode fazer a sua encomenda ;)
Abraço e até a próxima!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

... Acidentes ...

Olá pessoal,.. 

O que fazer quando sofrer um acidente e bater com os dentes??? Você sabe????

Seguem orientações a seguir!!! ;)


Inicialmente, deve-se realizar uma limpeza do local com soro fisiológico, a fim de permitir melhor visualização, além da remoção de material contaminado (terra, areia, entre outros).
Se houver fratura do dente ou avulsão (quando o dente sai completamente do seu lugar) tente localizar o dente ou o fragmento quebrado.
Se somente quebrou um fragmento, mantenha-o em um copo com soro fisiológico, preferencialmente na geladeira, para evitar sua desidratação, até que o paciente seja levado ao dentista. Atualmente, com a evolução da odontologia estética/restauradora, já é possível a colagem de um fragmento dentário, possibilitando, assim, melhores resultados estéticos daqueles obtidos com qualquer material restaurador.
Se houve avulsão pegue o dente pela coroa e nunca pela raiz. Após ser limpo tente recolocar o dente no seu lugar, se não for possível, coloque o dente avulsionado em um recipiente limpo, contendo as seguintes substâncias: leite, (preferencialmente), soro fisiológico ou saliva.
Não se deve limpar o dente, nem escovar vigorosamente, nem usar agente de limpeza (sabão, detergente). Quando se dispõe apenas de saliva, o dente deve ser colocado na boca entre a bochecha e a arcada dentária.
Em caso de crianças pequenas, onde existe a possibilidade desta engolir o fragmento, pode-se pedir para mãe ou outro familiar executar esta tarefa.
Chegando ao dentista, ele irá avaliar o quadro do acidente e realizar o melhor tratamento.Em caso de dentes fraturados, pode-se colar os fragmentos.

Em casos de avulsão, se for dente permanente, o dentista tentará reposicioná-lo no local novamente (por isso a importância de procurar imediatamente ajuda profissional porque existe um tempo limite de permanência do dente fora da boca). Se for dente de leite não há possibilidade de recolocá-lo no local, pois há risco de danificar o dente permanente que virá no lugar do dente de leite.
Em casos de acidentes, mas sem fratura ou avulsão, pode ser necessária uma imobilização dentária realizada pelo dentista durante um certo período para evitar danos na posição do dente.
Se durante o traumatismo a pessoa aspirar ou deglutir o dente ou fragmento deslocado, deve-se encaminhá-la ao médico para que este localize o dente e proceda ao tratamento necessário .

Abraço pessoal!!
até a próxima

quarta-feira, 1 de junho de 2011

... Implantes Dentários ...

Oi pessoal!!!
Em primeiro lugar... quero agradecer pelos mais de mil acessos neste mês!!! muito legal vocês estarem ligadinhos nas atualidades odontológicas!!!
Bom... mas agora vamos voltar as novidades.....
Neste post vamos falar sobre implantes dentários!!! 




Os implantes dentários são a melhor solução para quem deseje repor um ou mais dentes. São, mesmo, considerados a melhor opção após os dentes naturais. Basicamente, um implante dentário funciona como a raiz artificial de um dente, feita em titânio e que se coloca dentro do osso do maxilar. O resultado é tão satisfatório que é praticamente impossível distinguir um dente colocado sobe um implante dentário.

Este procedimento consiste numa pequena cirurgia, em que se procede á colocação do implante e posteriormente (aproximadamente três meses depois) à colocação de uma coroa sobre o referido implante.




A revolução na Implantodontia se fez com o desenvolvimento dos chamados implantes osteointegrados. Esses implantes são concebidos em titânio de alta pureza que quando inseridos no interior do osso através de uma cirurgia pouco traumática "fundem-se" ao tecido ósseo. Após o período de cicatrização dos implantes é possível construir, sobre eles, próteses para restabelecer a estética e função dos dentes perdidos ou ausentes.

Para que altos índices de sucesso sejam obtidos faz-se necessária a avaliação cuidadosa do paciente através de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos os quais estabelecem a possibilidade da realização dos implantes.
Os implantes criaram novas perspectivas para vários casos onde a solução limitava-se á confecção de próteses removíveis ou próteses fixas por meio de desgaste de dentes íntegros.
Outras condições de difícil solução eram os dentes naturais perdidos por traumatismos (acidentes) e as ausências dentárias congênitas (por exemplo pacientes que não possuíam os incisivos laterais superiores).
É importante salientar que os pacientes candidatos à técnica de implantes devem apresentar condições favoráveis para este fim. Isso significa condições de saúde geral e anatomia favorável. Por saúde geral entendemos que o diabetes não compensado, a dependência à drogas (inclusive cigarro), distúrbios psiquiátricos e condições que impeçam o procedimento cirúrgico de forma segura (hipertensão, disfunção pulmonar e cardiopatias) são fatores limitantes para a implantodontia. 

Com relação às condições anatômicas favoráveis a qualidade e quantidade de osso são imprescindíveis para o sucesso da técnica. As panorâmicas e tomografias são os exames radiográficos de eleição para determinar as condições ósseas da área potencial para recepção de implantes.
Abraço a todos!!
até mais!