domingo, 19 de junho de 2011

... Aftas ...

Oi!!!
Hoje vamos falar sobre as aftas...




A Afta caracteriza-se por áreas de erosão em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada a dor, por expor o tecido conjuntivo ( em contato direto com o meio bucal.


Dependendo do indivíduo, o tratamento visa a aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Pode incluir anti-inflamatórios e pomadas anestésicas.

O laser ameniza a dor de forma imediata. Este é aplicado em consultórios odontológicos e, apesar de ser uma técnica nova, vem-se mostrando funcional, pois, além de praticamente sanar a dor, não tem contraindicações.

Eventualmente, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas. Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, estresse, doenças autoimunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema.Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas, já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição, recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor:

- Uma adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor.

- Evitar as lesões das mucosas da boca: mastigando lentamente os alimentos, para não morder o interior dos lábios e bochechas.

- Usar enxagües orais e analgésicos, como a xilocaína viscosa.

- Em alguns casos, o especialista receita alguma pomada ou medicamento tópico (por exemplo, corticocosteróides) para aplicar diretamente nas aftas.



Um abraço a todos!!!
até a próxima!!! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário